domingo, 21 de outubro de 2018

A Cura do Câncer

“Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira.” Ronald Reagan

Discordo que a prostituição tenha sido a mais antiga das “profissões” como dizem, (Adão foi governador; Abel, pastor, Caim, agricultor) mas, com esse sentido a frase de Reagan foi feita. Ou seja: A política se parece muito com a prostituição, onde, dinheiro, e não outro valor qualquer faz as coisas acontecerem.

Desgraçadamente, na maioria dos casos é assim. As pessoas vendem a alma ao Diabo por poder, ou, votam em bandidos por uma mísera vantagem pontual, mesmo que, o todo se dane.

Duas coisas diferenciam inicialmente Jair Bolsonaro dos demais postulantes. Uma; abriu mão do fundo eleitoral; preferiu confiar na divulgação pelas redes sociais, que, investir rios de dinheiro em busca de votos, muitas vezes, comprados.

Outra; desprendimento ético louvável. Não fez nenhum conchavo com outros visando aumentar tempo na TV em troca de ministérios como tantos. Mais; disse: “Não tenho obsessão pelo poder. Ou, sentarei na cadeira presidencial sem conluios, ou, estarei na praia tomando água de coco.” Quem mais falou assim?

Só por essas duas posições, mesmo que fosse meu adversário eu o respeitaria. Disse algumas frases infelizes quando mais jovem; inquirido assume-as, invés de negar como tantos; mas, acrescenta que aprendeu com tempo, que todos cometem erros, falam coisas indevidas, porém, aperfeiçoam-se. Que há nisso que o desabone? Nada.

Mas, a imprensa em sua ampla maioria insiste em encaixar na sentença de Reagan; invés da imparcialidade perante os fatos como convém ao jornalismo, deturpa, mente, manipula em descarada opção pelo lado corrupto. Potencializam ao ápice bugigangas pretéritas contra o Jair, pretendendo mostrar quão mau ele é; mas, aos mais lúcidos tudo o que mostram é quão podre a imensa maioria de “La Prensa” está.

Lembra um antigo quadro do Silvio Santos: “Topa tudo por dinheiro”. Já votei no PT um dia, bem no começo, mas, à medida que fui conhecendo melhor seus atores me arrependi, mudei.

Não são democratas como insistem em fingir. Democracia pressupõe alternância de poder. Eles tiveram quatro mandatos seguidos, o que ninguém jamais teve na “história deste país” como diria o preso; na iminência de perder uma jogam sujo ao cubo, “fazem o diabo” como eles mesmo dizem, pra não deixar a teta.

Um militante travestido de “Bolsominion” distribuiu capim a eleitores nordestinos; outro igualmente trajado gritava palavras de ordem contra CNBB e evangélicos em SP. Pelos rincões nordestinos onde a miséria é maior, espalham que Bolsonaro retiraria o “Bolsa Família”, aposentadorias, até, se eleito. Eis o jeito PT de ser! Eis o partido que cresceu, inclusive com meus votos prometendo “ética na política”.

O Brasil em 2002 era um paciente com câncer e bicho-de-pé; escolheu o Lula como médico. Ele ignorou a doença fatal e tratou apenas da periférica. Curou os pés e deixou alastrar-se a enfermidade mortal. Traduzindo, aumentou linhas de crédito facilitando endividamento da classe média; e potencializou o assistencialismo aos mais pobres.

Enquanto isso saqueou a Petrobrás, os Fundos de Pensão, o BNDS, fez-se milionário, aos filhos e cúmplices, deixando o câncer, a doença do País em estado muito mais avançado.

A coisa foi maquiada enquanto deu graças à habilidade de mentirosos profissionais alugados, chamados de marqueteiros, que mudando critérios, não situações econômicas guindavam milhares de pobres à “classe média” só pra fazer propaganda.

Hoje, a astronômica dívida pública e o assombroso desemprego, fazem periclitar a saúde econômica da nação. Mas, os “pés” lembram dos bichinhos que foram tirados e suspiram saudosos de tão hábil “médico”. Atribuem os sobressaltos na saúde geral ao Temer, ignorando convenientemente que é “médico” da mesma equipe e lida com efeitos colaterais do primeiro “dotô” e sua sucessora indicada.

Isso abordando apenas economia. Resta ainda a exacerbação da violência, 60 mil mortes por ano, doutrinação ideológica com conseqüente falência educacional, perversão de infantes com a famigerada ideologia de gênero, destruição de valores com incentivo à “arte” obscena, cooptação de apoio ilícito com a malversação da Lei Rouanet, etc.

Então, livrar-nos do PT é mais que uma escolha política; é uma questão de higiene moral. Quem não se importa com os jogos sujos que diuturnamente fazem na campanha, nem com a tentativa de assassinar Bolsonaro, desculpe, mas, temos visões de mundo diametralmente opostas.

Sei que Bolsonaro é homem como nós, com defeitos; mas, quantos de nós, passaríamos 27 anos na vida pública sem manchas como ele? Então, merece respeito.

Se, ao PT pareceu bem tirar sua vida pelo poder, a mim parece bem chutar o PT, pelo bem da vida de todo o país. Quem deveria ter curado o câncer, hoje se tornou um tumor maligno; precisa ser extirpado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário