domingo, 11 de julho de 2021

Nuvens de Luz


“Mas eles foram rebeldes, contristaram Seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou inimigo; Ele mesmo pelejou contra eles.” Is 63;10

O “Eles” aqui é a nação de Israel, no contexto do Antigo Testamento; todavia, nada leva a crer que, se nós, do Novo, agirmos do mesmo modo teremos um final diferente deles.

Disse certo pensador antigo: “Termina com má fama quem ousa duelar contra o mais forte.” Estobeu

Então, pelejar contra Deus não é opção. A menos que sejamos suicidas, como advertiu Ele: “... Quem poria sarças e espinheiros diante de Mim na guerra? Eu iria contra eles e juntamente os queimaria.” Is 27;4

Dada a inexistência de um adversário à Altura do Eterno, restou um conselho no verso seguinte: “Que se apodere da Minha Força e faça paz Comigo; sim, que faça paz Comigo.” V 5

Entretanto, “O efeito da justiça será paz; a operação da justiça repouso e segurança para sempre.” Is 32;17

Se para reconciliarmos com Deus, carecemos de justiça, e “não há um justo sequer”, como poderia ser? “... nossas justiças são como trapos de imundícia ...” Is 64;6

A dependência de Um Mediador Santo é gritante; não alguém comum, dotado de boas intenções; “Porque nos convinha tal Sumo Sacerdote, Santo, Inocente, Imaculado, Separado dos pecadores Feito mais sublime que os Céus; que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, depois pelos do povo; porque isto fez Ele, (Jesus Cristo) uma vez, oferecendo a si mesmo.” Heb 7;26 e 27

Portanto, todos os credos que pretenderem ser alternativas de salvação, que apresentem seus heróis. Para nós, os cristãos, “... há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” I Tim 2;5

Já ouvi padres querendo dar à Igreja uma autoridade que não possui; fazendo dela, medianeira, por ser “O Corpo de Cristo”. Daí, sua ousadia: “Fora da igreja Católica não há salvação.”

Ora, Corpo de Cristo é uma figura de linguagem que alude a todos os salvos da Terra; é algo místico, espiritual; consequência da salvação, não a causa. A Causa Bendita é “Jesus Cristo homem ...” Seu Sangue derramado por nós, não mera figura de linguagem malandramente torcida para que pareça dizer o que não diz. O Céu é para salvos, não para espertos.

Portanto, erram aqueles; não menos, tantos “Evangélicos” que pregam a Palavra de Deus como sendo um “Manual Divino de prosperidade”. Muito longe disso; é uma declaração de amor, um chamado ao arrependimento, condição inegociável para que haja reconciliação; só é possível segundo a Doutrina do Mediador. Ele disse: “... ninguém vem ao Pai, senão, por Mim.” Jo 14;6

Os que aqui O representam de forma idônea não acenam com facilidades, o Céu na Terra, como se diz; antes, advertem das rejeições inerentes à salvação e aflições resultantes; ousam sofrer a “Vergonha alheia” como O Salvador Fez por nós. “Saiamos, pois, a Ele fora do arraial, levando Seu vitupério.” Heb 13;13

Nossa função não é maquiar defuntos; antes, em Cristo, chamar da morte para a vida; apelar aos que ainda estão em adversidade para com O Eterno, que se arrependam e reconciliem. “Tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. Então, somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” II Cor 5;18 a 20

Quando diz que Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, não significa que todos estão, ou serão salvos; mas, que a possibilidade através do Mediador é para todos; daí, o “Pregai o Evangelho a toda criatura.”

Ele não quer meras criaturas; regenera mediante novo nascimento e faz filhos por adoção. “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que a criatura será libertada da servidão da corrupção, para liberdade da glória dos filhos de Deus.” Rom 8;20 e 21

Notemos que a situação da criatura é de servidão à corrupção, enquanto filhos são chamados à liberdade, à glória.

Alguns lutam contra Deus por ignorância, como Saulo; o “zelo sem entendimento”, que ele mesmo mencionou, depois de salvo. Têm mais apreço pela religião que pela verdade.

Porém, aos sinceros, O Eterno enviará um facho de luz, como fez com Cornélio.

Em tempos de estio são bem vindas as nuvens; poderá chover. Assim são as dúvidas acossando corações honestos. É a Luz pedindo uma fresta para entrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário