terça-feira, 26 de junho de 2018

O Exército de Ovelhas

“Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas, as ovelhas não os ouviram.” Jo 10; e 8

Os ladrões e salteadores pretéritos foram líderes que pretenderam ser o “Messias”. Primeiro, tinham uma ideia muito rasa da função do mesmo. A libertação sonhada era apenas do jugo estrangeiro que pesava sobre eles. Aí, tinham uma concepção errada sobre o método da luta.

Sem considerarmos os Macabeus que foram bravos defensores de seu povo sem pretensões messiânicas, a Bíblia menciona dois, que alistaram pessoas para esse fim; “... antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntaram uns quatrocentos homens; o qual foi morto; todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos, reduzidos a nada. Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento e levou muito povo após si; mas, também este pereceu, e os que lhe deram ouvidos foram dispersos.” Atos 5;36 e 37

Segundo Gamaliel, um arregimentara 400 homens; outro, “levou muito povo após si...” Que humilhante para O Salvador que andou por três anos e meio “alistando” e só conseguiu 12 “soldados” sendo, um, traidor!

Por que o apelo dos “ladrões e salteadores” teve mais eco que o do Senhor? Bem, havia uma sintonia de ódio entre os “Messias” e seus seguidores, um alvo comum; livrar-se do jugo e retomar o governo da sua terra. Além disso, identificação quanto ao método; deveria ser feito, óbvio, por meios bélicos. Quase todos estão prontos a ouvir um chamado, quando, o problema é o outro; contra ele devemos lutar.

O que são as intrigas, calúnias, maledicências, fofocas, senão, nossa “luta” contra as falhas do outro? Pois é.

O apelo de Cristo não soou atrativo, basicamente por duas razões: Primeiro: Invés de disseminar ódio contra os odiáveis opressores, era misericordioso com eles; curou o servo de um centurião, elogiou a fé dele, favoreceu alguns publicanos traidores que serviam a Roma, desafiou seus ouvintes a amarem os inimigos; pior; além disso, de desaconselhar o uso da espada em prol do perdão, do amor, mandou cada um lutar contra algo que amava; “Negue a si mesmo”.

É compreensível que só mansas e frágeis ovelhas ouvissem algo assim. Sendo para pilhar ao outro, destruir, fazer violência, qualquer índole rapace se sente apta; porém, renúncia? Ovelhas, animais dóceis acostumados à dependência do Pastor não têm dificuldade numa empresa assim; mas, “de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” Jo 10;5

Ademais, O Salvador estava propondo uma “missão impossível”; Escribas e Fariseus, religiosos em geral do Sinédrio eram a elite; apenas eles sabiam das coisas certas, de modo que, disseram certa vez: “A plebe que não sabe a Lei é maldita.”
Entretanto, aos que lhe davam ouvidos, O Salvador desafiou a que superassem-nos; “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus.” Mat 5;20

Outro dia, o Ministro Gilmar Mendes em face às críticas dirigidas ao STF disse: “Quem entende só de samba, não deve opinar sobre ópera.” Deixando a “Ópera da impunidade”, por ora, O Salvador chamou os que tocavam “samba” em caixa de fósforo, para tocarem violino.

Acontece que a “música” da conversão é dançada no Céu; ímpios da Terra passam longe de entender sua harmonia. Cada nota afinada à Divina Vontade é registrada nos anais celestes, onde, não há plágio; no devido tempo, cada um receberá a recompensa justa. “ajuntai tesouros no céu, onde, a traça nem a ferrugem consomem, e os ladrões não minam nem roubam.” Mat 6;20

Mas, alguns “progressistas” góspeis, cientes da dificuldade de seguir a um Messias assim, fizeram um “Remake” em “Sua” Chamada para aumentar o exército. Invés do frágil “Batei, batei, e abrir-se-vos-á”, criaram o “Decretai, e Deus obedecerá.” Invés do masoquista “negue a si mesmo”, criaram o “Tome posse da bênção, prospere;” invés da dolorosa Cruz com as renúncias pertinentes, o “$acrifíco” pode $er de outra e$pécie.

Enfim, ficaram com o Nome, cujo marketing é mais eficaz, mas, copiaram a mensagem dos ladrões e salteadores, cujo apelo é mais atrativo. Se, o “inocente” Salvador tivesse pensado nisso, não teria ficado com o pífio “pelotão” de 12.

Enfrentar a si mesmo como Deus requer, de fato, não é algo fácil; mas, pretender ganhar a eternidade com facilidades é estúpido; seria pretender comprar diamantes com moedas.

Ninguém é forçado; todos podem recusar. Mas, quem quiser ir, será nos termos Dele, ou, jamais irá.

“Não confunda minha Sobriedade com idiotice, pois, neste contexto o inepto poderá ser você.” E. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário