domingo, 26 de julho de 2020

A Guerra do Ensino


“Educa a criança no caminho em que deve andar; até quando envelhecer não se desviará dele.” Prov 22;6

Embora, seja ambígua a possibilidade de interpretações, se a criança educada no bom caminho não se desviará dele; (nem sempre a experiência confirma) ou, se o conhecimento disso, não deixará de ser seu patrimônio, até à velhice, apesar das escolhas; (poderá se desviar, mas terá consciência de erro) malgrado isso, não há dúvidas que o aprendizado é um patrimônio para a toda a vida.

Muitos tentaram colocar razões periféricas, exteriores, como patrocinadoras das ações humanas, mas tenho minhas dúvidas se é mesmo assim.

Para Marx, das condições materiais de uma sociedade derivariam as demais; inclusive o senso religioso que seria um fenômeno filho das privações várias, que à angústia de viver sob seu peso teria surgido a busca pelo “ópio do povo”.

Se fosse veraz essa presunção homens de posse não teriam fé; os fatos gritam contra esse postulado ateísta. O comunismo não pretende abolir a ideia de Deus mas, usurpar Seu lugar dando-o ao Estado.

Para Ortega Y Gasset, “O homem é o homem e suas circunstâncias,” mais do mesmo, de Marx, ou uma versão embalada em celofane do popular “a ocasião faz o ladrão”.

Se assim fosse, a responsabilidade moral desapareceria, uma vez que eventual ladrão o teria sido por causa da “pressão” das circunstâncias... invés de construir presídios para isolamento dos que se põem à margem das leis, seria necessária uma reengenharia social que tolhesse circunstâncias “nocivas” tentadoras.

Schopenhauer, por sua vez, via aos humanos como incapazes de agir de outra forma, eternos vassalos da tirania da índole; “Dado o motivo e o caráter, toda ação resulta necessária” defendia. Negou que sejamos seres arbitrários, pois.

Acontece que, como dizia Demócrito, “bondade se aprende”; caráter é um forja das experiências de vida, aprendizado direto e condicionamento do meio, como pensavam os empiristas; ainda, adequação do agir aos valores inatos, esse, um viés dos racionalistas.

Se, avaliarmos o homem alienado de Deus, em si mesmo, pode ser um pouco pior que os bichos, menos até do que pensava Schopenhauer; “Disse no meu coração, quanto a condição dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que são em si mesmos como os animais.” Ecl 3;18

Na verdade, animais, exceto os predadores por questão de sobrevivência, não fazem os males que os humanos fazem. Satisfeitas as necessidades básicas de comida bebida e procriação quedam dóceis, inofensivos e passam alheios a males como, inveja, mentira, traição, roubo, hipocrisia, etc.

Por isso o chamado do Salvador começa tolhendo aos “bichos” “negue a si mesmo,” e desafia ao aprendizado com a sede infantil; “Aprendei de mim...” pois “aquele que não se fizer como uma criança não entrará no Reino dos Céus...”

Então se a sentença dos provérbios propõe a educação da criança como um patrimônio eterno, em Cristo, todos somos “acriançados” de novo e desafiados a aprender Dele, abdicando do que pensávamos saber.

“Deixe o ímpio seu caminho, o homem maligno seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos...” Is 55;7

Pois, Nele somos desafiados a vencer tentações; o que é isso, senão, crucificar aos maus instintos, arrostar às circunstâncias que convidam ao erro, por ter feito nossa, a Vontade de Deus, agora, de Cristo aprendida?

Pois, para Deus o aprendizado molda o agir, não as condições sociais, tampouco, as circunstâncias. “Porventura pode o etíope mudar sua pele, ou o leopardo suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.” Jr 13;23

Então, para efeito de “la revolución” os comunistas invés de ensino de valores pretendiam se apossar dos meios de produção; tendo fracassado nisso empreenderam a revolução cultural; perversão dos ensinos, com o culto dos valores anti-Deus, deixando patente que seu alvo é o poder totalitário; o meio para isso é apenas um mimetismo filosófico-social, que ora despreza o ensino de valores, outra impõe o ensino desde que seja de coisas perversas como a ideologia de Gênero e afins.

Logo, ensino não é necessariamente coisa má; mau seria ensinar coisas que eles discordam, como A Palavra de Deus. Chegam a falar em criar leis contra “Abuso de poder religioso” (?)

Sabemos o quanto somos, os cristãos e conservadores, “abusados” ao olhos de um mundo que se prepara para entronizar Satanás via “Nova Ordem Mundial;

Nossa chamada e preparo nunca foi meramente didática; sempre teve um quê de “bélica” marcial; trata-se de vida ou morte.

“O Senhor deu A Palavra; grande era o ‘exército’ dos que anunciavam as boas novas.” Sal 68;11

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