sábado, 13 de julho de 2019

Amor Bandido

“Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais e estejais confirmados na presente verdade.” II Ped 1;12

Pedro “chovendo no molhado”, e prometendo chover mais, para que seus leitores mantivessem suas posturas rumo à salvação. Precisamos constantemente ser lembrados do que sabemos, pois, tendemos ao esquecimento das diretrizes saudáveis, cada vez que o chamado do vício nos acossa.

Tiago ensina: “Cada um é tentado, quando atraído e engodado pela própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Cap 1;14 e 15 A tentação como sub-produto da atração mediante a cobiça; por fim, a cobiça “transa” com a vontade; concebe um filho, o pecado que lhe dá um “neto”, a morte.

Conhecemos a humana tendência de desprezar coisas costumeiras, rotineiras, em favor de novidades. Até mesmo o Maná para alimentar ao povo eleito no deserto foi tido por “pão vil” por alguns insatisfeitos.

A “carne” (natureza humana) queria carne, alimento; ignorando a maravilhosa providência de ser sustentada miraculosamente no ermo.

O milagre de preservação da vida em condições tão adversas lhe parecia um direito; a satisfação de novos desejos julgava ser um dever de Deus. “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito, vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, pode ser.”

Por causa dessa inimizade que a sadia mensagem evangélica é de reconciliação. “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando seus pecados; pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que reconcilieis com Deus.” II Cor 5;19 e 20

Dessa sede doentia e rebelde pelo “novo” nascem adultérios, perjúrios, roubos, enganos e toda sorte de aberrações morais e espirituais. A maioria das vezes, a única “novidade” que precisamos é coragem para enfrentarmos nossas próprias tendências fugitivas, para, finalmente, moldarmos o viver segundo a luz que já temos.

Não é intelectual nosso problema. A perversão moral que leva pessoas a sonegarem a prudência, coerência, bom siso, temperança e rumarem às coisas doentias. Elas sabem, no fundo, o que estão fazendo ao preferirem o enfermiço ao saudável, mas, agem contra o que sabem.

O Salvador denunciou esse amor bandido; “A condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” Jo 3;9 a 21

Desse entendimento retido por outra “luz”; a velhacaria que, sabendo o rumo certo opta pelo erro usando a capacidade de entender para fugir de Deus, não, reconciliar-se, O Senhor fez apreço também: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mat 6;22 e 23

Então, os ministros idôneos anunciam “Boas Novas” no escopo eterno, não, no da sede rés do chão da carne ímpia que quer apenas novidades pecaminosas segundo as próprias comichões; nada que ameace sua fortaleza de prazeres insanos e mortais.

Somos enfadonhos, pois, com essa mania repetitiva de deixarmos nossas próprias opiniões de lado, e apontarmos sempre para a Bendita Palavra de Deus. Como Pedro não nos cansamos de falar as mesmas coisas; o desafio à vida, para uma geração que em sua maioria não se cansa de desprezar aos ensinos. Mas, pelos poucos que ouvem e se deixam mudar pela Palavra, nosso labor já faz sentido.

Então, se nossas “novidades” são velhas, isso deriva da instrução que assimilamos e do fim que, almejamos para nós e para quem nos ouvir; “... Por isso, todo o escriba instruído acerca do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.” Mat 13;52

A rigor, todo o pecado é mais do mesmo; malgrado, as vestes novas que use, não passa de um morto bem vestido. A novidade nasce quando alguém ousa caminhar rumo Àquele que pode fazer tudo novo. “O que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” Apoc 2;5

Um comentário:

  1. "Prega, insta, exorta a tempo e fora de tempo, com toda longanimidade e doutrina"... "Exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado"... Ainda mesmo aos homens espirituais que amam e se regojizam na vontade do Eterno. "Aquele que perseverar até o fim... Ser-lhe-á dada a Coroa da Vida. Honremos ao Pai, e Ele nos honrará. É a palavra dele. Não volta vazia.

    ResponderExcluir