domingo, 14 de setembro de 2014

A solidez da tenda



 “ A casa dos ímpios se desfará, mas a tenda dos retos florescerá.” Prov; 14; 11 

Sem dúvidas, se cotejarmos uma casa com uma tenda para ver qual sobressai em termos de resistência às intempéries, solidez, qualquer um apontará as vantagens da casa. Geralmente feita de pedra, naqueles tempos; ao passo que, a tenda padece a fragilidade que conhecemos, uma vez que, feita de couro e tecidos similares à lona, sustentada por cordas presas a estacas. 

Contudo, o provérbio supra, apresenta como melhor a tenda do reto, que a casa do ímpio. Assim, as qualidades morais do proprietário definem a solidez, ou não, da edificação. 

Um pouco antes, no mesmo capítulo, parece que o sábio preceitua certa “argamassa” intelectual como fator solidificante, diz: “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” Prov 14; 1 Agora temos a sabedoria em oposição à estultice. Servindo, a primeira, para edificar; a segunda, para destruir coisas que eventualmente estejam em pé. 

Contudo, a abordagem Bíblica da sabedoria nunca se restringe a “uma mente brilhante”, como o filme homônimo. Antes, atrela ao fator espiritual, um modo de vida segundo Deus. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Prov 1; 7 Assim, o resumo da ópera é que: A morada sólida é a do justo, pois a edifica com sabedoria derivada do temor do Senhor. 

Por certo, muitos lembram que, há alguns anos ruíram dois edifícios no Rio de Janeiro que foram construídos por Sérgio Naya. Peritos concluíram que tal se deu por terem utilizado material de qualidade inferior para baratear custos.   

A Bíblia apresenta dois casos de edificação; um, onde o problema está na fundação; outro, na construção relapsa sobre o bom fundamento. vejamos:   E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” Mat 7; 26 e 27  

“Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.” I Cor 3; 11 a 13 

Se, na alegoria do Salvador a casa é testada pelos ventos e a chuva, na de Paulo o teste é pelo fogo. 

Cristo trata dos que apenas ouvem a Palavra e ignoram, edificam suas vidas do seu jeito, baseados na justiça própria; assim, desprezam ao bom fundamento, O Salvador. Paulo refere-se aos que creem, mas, são descuidados como o material de construção. Usam muitos meios humanos misturados à palavra de Deus.

Os rios e ventos que levarão a casa do ímpio será seu juízo quanto à salvação que desprezou. O fogo que testará os feitos do que creu tem a ver com galardão, recompensa pelo trabalho feito, ou não; caso o material não resista ao fogo das provações que testa a cada crente. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” I Cor 3; 15 

Muitos associam coisas totalmente diversas como se, semelhantes. A imperfeição humana permite que logremos melhoramentos científicos e tecnológicos a cada dia. Assim, muitas coisas rudimentares em face às novas acabam obsoletas. 

Igualmente, alguns transferem essa lógica indiscutível nas coisas humanas, para as Divinas que são perfeitas. Nesse espírito, liberalizam, flexibilizam à Palavra ao gosto humano corrente, como se, interpretações pretéritas estivessem ultrapassadas. Aqui começa a má qualidade no material de construção. 

Pedro alegorizou como alimento; vetou o “leite com formol” como alguns falsários fizeram no RS. “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;” I Ped 2; 2 

Enfim, o que é modernizável é refém do tempo; as coisas de Deus são eternas. Certo que a ditadura do “politicamente correto” aplaude erros e deprecia caráter segundo Deus. Parece mais simpático ser dos tais, tanto quanto, a casa do ímpio  mais sólida que a tenda do reto. 

Todavia, quem criou o Universo não carece lições de arquitetura. Tampouco, poderia ser suplementado por seres imperfeitos como nós.

Se, seguirmos ao Seu projeto, Ele edifica e garante; se preferirmos alternativas assinemos nós; pois, o Santo se eximirá de culpa por nossas escolhas. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;...” Sal 127; 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário