terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Augusto Heleno e o Palavrão


“Para mim, boca suja é boca de quem faz fofoca, calúnia. Quem fala palavrão tem é alma limpa!” Thatu Nunes

O palavrão traz esse sufixo aumentativo não com sentido de grandeza, como se fosse algo enorme; mas, por essas nuances mágicas da língua portuguesa, o sentido é pejorativo; torna o mesmo uma coisa feia, independentemente (eis um “palavrão”) do tamanho dele.

Normalmente nasce quando uma carga emocional pesada enseja ira tal, que nos sobrepuja aos escrúpulos éticos. Talvez, quem age de modo indigno a ponto de fazer brotar nossa indignação mediante um palavrão seja mais culpado do que nós, que o falamos.

Pareceu muito chique na música “Cálice” do Chico Buarque ele rimar com “labuta” “filho da outra”; mas, agora que o conheço melhor e o vi atuando em defesa do rei dos ladrões e da quadrilha toda, perdi o respeito de vez; pois, aos meus olhos falar delicado, macio e agir feio, sem valor, indigno é uma atitude muito filha da puta!

E, uma coisa que me deixa nos cascos e arranca palavrões, necessariamente é a desonestidade intelectual. Quando alguém esclarecido se faz de bobo, desentendido para proteger conveniências espúrias, ou, maquiar o que deve ser exposto. Aquilo que O Salvador chamou de “Luz que são trevas”; usar o entendimento a serviço do mal.

Vimos grande desonestidade intelectual e moral, por exemplo, quando, o então juiz, Sérgio Moro levantou o sigilo sobre as investigações de Lula, e “vazou” aquela série de impropérios e armações contra tudo e contra todos; os defensores do larápio ignoraram o conteúdo das falas vergonhosas e vociferaram contra o “vazamento” como se grave fosse a forma, não o conteúdo do que nos foi dado conhecer.

Outro dia em certa CPI que investigava possíveis “disparos em massa” pró Bolsonaro na campanha via Watts App quando o depoente, Hans River, disse que fez mesmo a coisa, mas pró Haddad e que certa jornalista da Folha teria oferecido até sexo com ele em troca de denúncias contra Bolsonaro, deixaram de investigar o tema central da comissão e passaram a acusar o depoente de machismo, de ferir à Liberdade de Imprensa, etc.

Agora, “vazou” uma declaração do General Augusto Heleno, Ministro da Segurança Institucional, sobre as vergonhosas chantagens do Congresso contra O Executivo, junto a um sonoro “Foda-se!”

Rodrigo Maia o acusou de falar como adolescente e ameaçar à democracia! Nesses casos costumo usar um palavrão de fábrica própria: É muita filhadaputice!

Até meu cavalo sabe que aquela coisa chamada Congresso é o maior ninho de corrupção do planeta; só vota as coisas necessárias se, as verbas que pleiteia para fins duvidosos for aprovada antes. Tipo o obsceno “Fundão Eleitoral”, por exemplo e as infindáveis “emendas” que pretendem dar ao Legislativo prerrogativas que são do Executivo. Isso é chantagem sim.

A Bíblia traz alguns exemplares de palavrões; do Senhor e Salvador não. Não foi além de “filhos do Diabo, hipócritas, ladrões”.

Porém, Saul acusando Jônatas, seu filho, de preferir Davi a ele, o chamou de filho da puta. O tradutor suavizou um pouco. Ver I Sam 20;30

Mediante Jeremias O Senhor comparando Israel a uma mulher a chamou de prostituta; “... tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha.” Cap 3;3

Em Ezequiel a coisa piora ainda mais: “Todavia ela multiplicou as suas prostituições, lembrando-se dos dias da sua mocidade, em que se prostituíra na terra do Egito. E enamorou-se dos seus amantes, cuja carne é como a de jumentos, e cujo fluxo é como o de cavalos.” Ez 23;19 e 20

Então, reitero, não há nada de errado com os palavrões no devido contexto; antes, com quem age de tal modo, que só os mais pesados palavrões conseguem nominar devidamente à ação.

Só os mais canalhas fingem se escandalizar com algo banal que todos fazem “diuturna e noturnamente” como diria a Dilma, para fruir algum proveito, ou causar danos em adversários.

Eu os falo quando cabe, e uso palavrões até em poesias. Mário Quintana dizia que era a forma mais genuína de poesia o palavrão no calor do momento.

Óbvio que um homem civilizado há de discernir ambientes e momentos, onde, nem mesmo sob indignação a coisa cabe.

Contudo, um homem meio tosco, mas autêntico como nosso presidente, por exemplo, incomoda o império da hipocrisia social que finge se escandalizar com falas, quando fazia vistas grossas ao outro, que discursava bêbado e mijado “representando” nosso país. Ou à ex “presidenta” que falava um idioma próprio por desconhecer o português.

Portanto, caro Rodrigo Maia, paladino “Defensor da democracia”, vulgo Botafogo na planilha de propinas da Odebrecht, estou com o General Heleno e não abro; vocês são um bando de chantagistas sim! Foda-se!!

Um comentário:

  1. Se teus palavrões não enfraquece nem escandaliza o irmão fraco, quem te arguirá? Entretanto há trechos bíblicos que nos constrange a consciência sobre os limites da liberdade traduzida no manter-se irrepreensível no uso da linguagem diante do público. Não é a ofensa dos palavrões, mas o domínio sobre a língua que agrada o Pai.

    ResponderExcluir