sábado, 9 de março de 2019

A Idolatria de Deus

“Os filisteus, ouvindo a voz de júbilo, disseram: Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então souberam que a Arca do Senhor era vinda ao arraial. Por isso se atemorizaram e diziam: Deus veio ao arraial...” I Sam 4;6

Quatro mil israelitas tinham sido mortos em combate e concluíram que, Deus não estava pelejando com eles. Então, democraticamente decidiram trazer a Arca da Aliança para o front de batalha; parece que a ideia era: Se, Deus não viera voluntariamente à peleja, eles O forçariam.

O contexto era de juízo pela apostasia, e o sacerdócio corrupto da casa de Eli.

A única “força” que move a Mão de Deus a nosso favor é a submissão, obediência; dessa estavam extremamente raquíticos. “... vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus; vossos pecados encobrem o Seu Rosto de vós, para que não vos ouça.” Is 59;2

Isso de confundir um símbolo com a substância, uma imagem palpável com o Espírito é a matéria prima da idolatria que O Criador tanto abomina.

Se, O Altíssimo pudesse ser “encaixotado” numa reles imagem, inda que, da Arca que mandou fazer seria só um “móvel” ao dispor de quem o detivesse. Ficaria onde o homem determinasse, iria para a guerra se ele assim o desejasse; etc. Isso está a anos-luz do que significa servir a Deus. Apenas reflete ignorância espiritual engajada dos que, segundo o conselho do “Deus” alternativo saberiam por si mesmos o bem e o mal.

Deus É Espírito; a Imagem que idealizou formatou do barro com Suas Próprias Mãos; porém, desde a queda que falhamos redondamente na justiça, verdade e santidade, virtudes que exibiriam inda que, tênues, nuances do Ser do Criador. 

Para resgate da referência e da essência perdidas em quatro milênios de exílio O Eterno enviou O “Segundo Adão” para que as memórias dormidas no amplo leito do tempo fossem revividas; Jesus Cristo. “... o Resplendor da Sua Glória; A Expressa Imagem da Sua Pessoa...” Heb 1;3

Entretanto, invés de se ater ao Espírito de Cristo, a idolatria pela Sua presumida aparência, Seu Nome sem conteúdo, compromisso espiritual e, inda símbolos que remeteriam à Sua Pessoa como a cruz têm sido levados ao “campo de batalha” por uma geração de néscios que se recusa a buscar conhecimento do Santo.

Desgraçadamente uma sentença pretérita persevera no tempo, de modo que é atual; “Meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim...” Os 4;6

Notemos que, como nos dias de Eli, a destruição do povo estava amalgamada à rejeição do sacerdócio; uma liderança corrupta necessariamente faz um rebanho corrompido. “Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos.” Ml 2;7

Sacerdotes humanos falharam nas suas imperfeições, apostasias; Deus proveu Um de Eficácia Eterna; “Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível... Porque nos convinha tal Sumo Sacerdote, Santo, Inocente, Imaculado, separado dos pecadores, feito mais sublime que os Céus;” Heb 7;16 e 26

Se, os do passado tinham “atenuante” de ser guiados por maus sacerdotes, muitas vezes, qual a desculpa dos maus atuais, se, Nosso Sumo Sacerdote é “Mais Sublime que os Céus”, “dos Seus Lábios devemos buscar a Lei” e, “Neles não se achou engano?”

O engano que “falta” Nele sobeja em nós, infelizmente. Sua Palavra nos desnuda, compromete, responsabiliza; porém, aos que se submetem traz descanso pra alma, vida e paz. Os iludidos preferem trair a si mesmos devaneando que meros símbolos ou nomes tenham virtude de abençoá-los em rebeldia para com a Vontade de Deus.

“Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus; qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.” II Tim 2;19

Isso demanda uma cruz onde dói; na renúncia das vontades pecaminosas que tanto a carne deseja. Invés dela preferem o crucifixo. Imagem “poderosa” eternizada no cinema para exorcismo. Cáspita!! Se, tivesse algum poder contra Satanás os roqueiros assumidamente satanistas não usariam de modo tão ostensivo.

Enfim, idólatras de todos os tipos pretendem “levar” Deus conforme as suas desordenadas paixões; servos são por Ele levados segundo Sua Palavra. Das idolatrias, a mais perniciosa é a “Idolatria de Deus”; como se, O Eterno pudesse ser reduzido a um símbolo, imagem, chavão, reza, ritual...

Quem pretende “encaixotar” ao Todo Poderoso, pois, capriche no tamanho da caixa; “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não veja? diz o Senhor. Porventura não encho Eu, os Céus e a Terra?” Jr 23;24

Nenhum comentário:

Postar um comentário