sábado, 11 de agosto de 2018

Se os teus olhos forem bons

“Escapa por tua vida; não olhes para trás; e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. A mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.” Gen 19; 17 e 26
Interpretarmos esse “olhou para trás” como se fosse mero girar o pescoço e olhar sobre os ombros para ver o que se passava pode ser impreciso, simplista demais.

Trata-se de uma figura de linguagem que significa arrepender-se de um ato e pretender voltar a ele, reconsiderar uma decisão; mais que olhar; voltar atrás.

Foi isso que O Salvador desaconselhou, aliás, para quem pretendesse segui-lO. “Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas, deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.” Luc 9;61 e 62

Nesse caso, voltar à sua casa seria o “olhar para trás", desaconselhado. Ou seja: O Salvador desafiou aos que O quisessem seguir, para que o fizessem de modo resoluto, coração inteiro, entrega cabal. Sem voltar atrás.

Desse modo, voltando à mulher de Ló, provavelmente, quando o fogo dos Céus começou a cair sobre a cidade, ela tenha tentado voltar e salvar algumas coisas que lhe eram caras; sua imprudência a colocou em rota de colisão com o juízo; seu corpo não foi convertido em sal, estritamente, mas, recoberto pelos elementos incandescentes que estavam caindo. O cronista que descreveu narrou o resultado, não, o processo.

Então, quando identificamos o Chamado do Santo, invés de nos pesar eventuais coisas que deixaremos, convém olharmos para as que alcançaremos se, correspondermos ao Amor Divino; ouçamos Paulo: “Na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor... Não que já tenha alcançado, (o objetivo) ou, que seja perfeito; mas, prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.” Fp 3;8 e 12

Uma característica dos últimos dias é a apostasia. O que é isso? O abandono gradativo da Sã Doutrina, do Caminho Santo que nos foi ensinado. Homens ímpios recusando a crucificar vontades naturais em prol da de Cristo buscando “mestres” que os encorajem a isso, invés de denunciar. “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme suas próprias concupiscências;” II Tim 4;3

Apostasia é abandono da fé, não, ausência. É um que já tinha saído debaixo do lugar do juízo, e, como a mulher de Ló, pelos cuidados com o que deixou, voltou atrás, para perda da vida.

Achamos ridículo quando lemos que Esaú trocou seu direito de primogênito por um prato de lentilhas; entretanto, os apóstatas que abdicam das riquezas espirituais pelas materiais, ou, da santificação pelas comichões malsãs, fazem o mesmo; cambiam riquezas eternas, por suprimentos efêmeros, perecíveis.

Por isso, invés de encorajar decisões emocionais, superficiais, O Senhor advertiu que calculassem os custos antes de tentar nova vida. “Qualquer que não levar sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Pois, qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer contas dos gastos, para ver se tem com que acabar?” Luc 14;27 e 28

Há dois tipos de apostasia; abandono da fé, e, perversão. Ambos “olham para trás”; o primeiro volta às coisas que deixara; o segundo; alarga a “Porta Estreita” para incluir vícios que deveriam ser crucificados. O que abandona, “apenas” perde-se; o ministro apóstata, além de se perder leva à perdição todos que lhe dão ouvidos, é um “serial killer” espiritual. “... Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova?” Luc 6;39

Podemos nos espelhar no profeta Eliseu; ciente de seu chamado, “derrubou a ponte” que lhe tentaria a voltar atrás; “... tomou a junta de bois, os matou, com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, deu ao povo e comeram; então, se levantou seguiu a Elias e o servia.” I Reis 19;21

O único olhar para trás aconselhável é o que nos desafia a rever atos, alcançar arrependimento; no mais, “Teus olhos olhem pra frente; tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés; todos teus caminhos sejam bem ordenados!” Prov 4;25 e 26

Assim, o pecador persuadido pela Palavra e o Espírito Santo arrepende-se do mal, para salvação; o apóstata que volve atrás se arrepende do bem, para a perdição. Todavia, “O justo viverá da fé; se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Heb 10;38

“A perseverança não é uma longa corrida; ela é muitas corridas curtas, uma depois da outra.” Walter Elliott

Nenhum comentário:

Postar um comentário