quarta-feira, 4 de julho de 2018

O Salvador e o Mercador

“Disse-lhe o diabo: Darei a ti todo este poder e sua glória; porque a mim foi entregue; dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.” Luc 4;6 e 7

Satanás oferecendo o mundo a Jesus, em troca de adoração. Algo precisa ser dito a respeito da posse do planeta antes de surgirem mal entendidos; ouçamos O Senhor “Se eu tivesse fome, não te diria, pois, Meu é o mundo e sua plenitude.” Sal 50;12 Nada mais justo que a Ele caibam os “direitos autorais”.

Quando Satã diz, “a mim foi entregue” trata-se de uma permissão temporal que O Eterno lhe deu para que, validasse na arena dos fatos, os argumentos “comerciais” com os quais seduziu anjos. “Na multiplicação do teu comércio encheste teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei profanado, do monte de Deus; te fiz perecer, ó querubim cobridor...” Ez 28;16

Assim, as melhores coisas que ele tem a oferecer para eventuais seguidores não são suas, mas, de Deus. A diferença inicial entre O Todo Poderoso e o usurpador é que Aquele requer, ser, para, então desfrutarmos, no Seu tempo, das coisas que nos dá. O Inimigo acena com ter, mesmo sem conteúdo, pois, seu ser é tão nefasto que jamais seduziria alguém, se, devidamente conhecido. Por isso, Deus ama a luz que O Revela; Satã, as trevas que o disfarçam.

Mesmo não estando expressa a forma de adoração que desejaria o falsário, basta pegar a prescrição Divina aos seus, e olharmos de modo oposto. “Deus é Espírito, importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Jo 4;24

E, mesmo satã sendo, também, espírito, lambuza-se com as sujeiras da carne, e, não tem nenhum problema com a mentira, antes, ama-a. Sendo ele, o rebelde-mor, alistou a carne pós queda para sua rebelião; “... a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois, não é sujeita à lei de Deus...” Rom 8;7 Por isso a necessidade da cruz. A rebelde deve morrer.

Quanto à mentira Satã é genitor; “... Ele foi homicida desde o princípio; não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, pai da mentira.” Jo 8;44

Além de mentiroso é astuto; mesmo quando fala a verdade, eventualmente, há uma mentira por trás, no objetivo, na intenção. Assim, tem muitos ministros seus, de Bíblia em punho fazendo-se crer, Ministros de Deus. “... o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que seus ministros se transfigurem em ministros da justiça...” II Cor 11;14 e 15

Como se pode diferenciar uns de outros? Os falsos dos verdadeiros, digo? O Senhor ensinou a conhecer a árvore pelos frutos, mas, mesmo isso ainda pode ser passível de engano. Do hábito natural imanente onde vivemos tendemos a ver “coisas” como frutos; se, fosse isso mesmo, o inimigo que ofereceu o mundo a Cristo, seria mui frutífero. Se, “Deus é Espírito” como vimos, natural que os frutos que anseia sejam dessa dimensão também.

João Batista quando começou seu ministério, entre outras coisas disse: “Produzi frutos dignos de arrependimento...”.
Assim, o arrependimento é uma “árvore de vida”; as mudanças de atitude decorrentes, os devidos frutos. Paulo expressou de modo claro: “O fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gál 5;22

Como vemos nada tem a ver com coisas; são todos predicados do Ser, a despeito de termos ou, não, vida confortável.

Então, quando um ministro nos desafia ao arrependimento, mudança de atitudes segundo Deus e Sua Palavra, esse é um idôneo mensageiro de Cristo. Por outro lado, os mercadores de bênçãos, que, invés de encorajar a ajuntarmos Tesouros no Céu nos acossam com as riquezas da Terra, são só embaixadores de satã, de novo oferecendo o mundo, aos que podem vir a ser de Cristo.

O mundo, como vimos, é do Criador; Ele não viria verter Seu Sangue Precioso para buscar o que já possui. Antes, Seu alvo são almas que se perderam seguindo ao impostor “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Luc 19;10

As coisas são meios, não, fins. Aos que militarem pela Sua Causa, O Senhor se encarrega de suprir; “Buscai primeiro o reino de Deus, e sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mat 6;33

Quem confia em Deus a Ele se entrega sem reservas; quem pretende um escambo, condicionar obediência ao usufruto de coisas é só um mercador, herdeiro daquele que comerciou nos céus.

Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.” Agostinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário