sábado, 10 de novembro de 2018

A Cura do Câncer

“Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como tive misericórdia de ti?” Mat 18;33

Se, pensarmos num valor muito presente na Palavra de Deus facilmente ocorrerá a isonomia. “Perdoa nossas dívidas assim como perdoamos nossos devedores...” “Tudo o que quiserdes que outros vos façam, fazei a eles.” Etc. Isonomia é uma composição de duas palavras gregas, cujo significado é, lei igual, ou, mesma lei.

A inter-relação preceituada é tal, que, nos faz partícipes até das questões emocionas de nossos semelhantes; “Chorai com os que choram...” ou, no caso dos cristãos, que enfermidades físicas, espirituais de outrem, ou, vitórias, sejam um pouco suas também; “... se um membro padece, todos os membros padecem com ele; se, um é honrado, todos se regozijam com ele.” I Cor 12;26

No verso inicial acima, temos o Senhor condenando a um que, tendo sido perdoado de uma grande dívida se recusou a perdoar outra, pequena.

De certo modo, pois, somos legisladores nos valores que abraçamos; aquilo que pleiteamos como justo para conosco, igualmente se faz justo para terceiros, mesmo, eventuais desafetos. “Mas, vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado; por tuas palavras serás condenado.” Mat 12; 36 e 37

Assim, lícito é dizer que, Deus deixou as “clausulas pétreas” na Lei; permite-nos certas “emendas” que não as contrariem. Pois, dada a gama de possibilidades de ações humanas no teatro da vida, especificar cada uma demandaria um volume impensável; se, O Santo legislasse no varejo, invés de, no atacado.

O “Atacado” Divino reduz nossos atos todos ao campo dos valores, princípios. Por exemplo: Não há ensino Bíblico sobre não cruzarmos no sinal vermelho; sequer, carros existiam, então; porém, A Palavra preceitua: “Obedecei às autoridades, são ministros ordenados por Deus” Rom;13 ss etc.

Desse modo, quando O Salvador nos exortou a irmos além do que foi mandado desafiou nossa criatividade; “Assim também vós, quando fizerdes tudo que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.” Luc 17;10

O Senhor não tencionou com essa fala dizer que seria inútil para Deus fazermos o que devemos; mas, vacinou contra a presunção; ainda; desafiou a irmos além do trivial; mostrarmos amor pela obra, não uma obediência mecânica apenas.

Entretanto, se, ir além do mandamento Lhe é desejável no aspecto da entrega, do amor ao próximo, na questão doutrinária isso é expressamente vetado; “Eu, irmãos, apliquei estas coisas por semelhança a mim e Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.” I Cor 4;6

Ou, “Ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” Gál 1;8

Ainda: “... se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará sua parte do livro da vida...” Apoc 22;18 e 19 etc.

Muito deparei com uma ameaça disfarçada de religião; “Que Deus te dê em dobro tudo o que me desejares.” Isso não é bíblico? Não! Dizer, como numa canção antiga: “Não mexe comigo que ponho seu nome lá no meu terreiro, eu sou macumbeiro.” É o mesmo princípio dos “evangélicos” que revidam ofensas com: “Entreguei pra Deus”.

Primeiro; O Eterno não carece que lhe entreguemos nada; tudo já está em Suas Mãos; inclusive, nossas vidas; Depois; perdão é o mandamento mais presente na Sua Lei, o que é diametralmente oposto ao desejo de vingança.

Perdoar é uma atitude difícil, no prisma fraterno, que faz bem maior a quem oferece, que, a quem recebe. Mágoa é como um câncer que vulnera seu hospedeiro, não a terceiros; então, quando alguém que me magoou pede perdão, embora esteja primeiramente tratando suas culpas, por extensão ajuda na minha cura também.

Logo, quando O Criador demanda que perdoemos como fomos, por Ele, perdoados, age como um Pai cioso que requer dos Seus filhos que sejam cuidadosos com a saúde psíquica e espiritual.

Nada de pagarmos na mesma moeda, pois; digo; na mesma usada por quem nos fez mal. Mas, de quitarmos a conta, quando pedido, com a mesma “Moeda” de valor inestimável com a qual Deus nos comprou; “Nenhum deles (dos ricos) de modo algum pode remir seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele; Pois, a redenção da sua alma é caríssima...” Sal 49;7 e 8

“O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício.” Martin Luther King

Nenhum comentário:

Postar um comentário