domingo, 27 de novembro de 2016

A razão da fé


“... minha doutrina não é minha, mas, daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se é de Deus, ou, se falo de mim mesmo.” Jo 7;16 e 17

Nunca foi propósito do Senhor, que abraçássemos uma fé cega, como nos acusam alguns, antes, que o façamos providos de entendimento, razão. Desse modo, certo ceticismo, questionamento antes de nossos “améns” sempre será salutar, pois, “crer” a despeito de ignorar, abraçar no escuro, enseja fanatismo, coisa jamais desejada pelo Criador.

Por isso, sempre anexa certos desafios práticos à Sua Palavra, tipo: “Provai e vede que O Senhor é bom;” “Achegai-vos a Deus e Ele se achegará a vós”; “Vinde a mim... Eu vos aliviarei”, etc. Sempre um desafio a uma ação, com promessa da reação Divina, na justa medida.

Óbvio que não devemos esperar, em nosso tempo, provas como as oferecidas no Carmelo, quando, estando o povo “coxeando entre dois pensamentos”, Elias desafiou os profetas de Baal, e O Eterno fez descer fogo dos céus. Era uma coisa pontual. Deus ordenara ao profeta que anunciasse o estio como juízo pela apostasia, depois, que aqueles expusessem as qualidades de seu deus, diante de todos. O Senhor tratava com uma nação, não, um indivíduo.

Então, não nos está proposta uma “Chuva de fogo” como prova, antes, refrigério interior, conhecimento de Deus, mediante a prática de Sua Doutrina. “Se, alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus...”

Entretanto, “o justo viverá da fé”, propõe A Palavra; e, nada mais eficaz como pano sobre o qual bordarmos a fé, que o tempo. Assim, a fé sadia não é aquela que “ordena, determina” e as coisas saem à luz ao comando do guru da vez que conhece como “funciona”; antes, é uma confiança tão inabalável na Palavra, Integridade, Caráter de Deus, que, como Moisés, nos mantém “firmes como quem vê o invisível”.

Se, a paz interior é patrimônio imediato de quem se arrepende, confessa, se converte, começa a mudar de vida, as consequências exteriores podem muito bem ser adversas, normalmente são, pois, a conversão nos faz andar em novidade de vida, o que, necessariamente ensejará ruptura com situações, pessoas, cujo concurso pretérito não faz mais sentido, para a nova criatura.

A celeridade tecnológica ajuda deturpar as coisas, pois, o domínio disso apressa a chegada de muito que anelamos, de modo que se aconselha que textos na NET sejam breves, pois, as pessoas não têm tempo para algo mais denso.

Ora, conforme o tamanho do peixe que se vai pescar, escolhemos o anzol, nylon; se, o intento for que as pessoas passem em revista suas escolhas espirituais, o destino eterno das almas, será necessário um poder de síntese espetacular para dizer o necessário em poucas palavras.

Suprema ironia seria, alguém perder a eternidade, porque, agora, não dispunha de dez minutos para um texto “pesado” como esse, com mais de setecentas palavras. Uma canção antiga, de Arnaud Rodrigues chamada “Índio do Uruguay” trazia: “A vida é de quem corre menos, em busca de mais.” Talvez, seja o caso de pararmos um pouco para pensar.

Pois, a balela de opositores, de que a fé é cega, a “ciência” racional, passa longe da verdade. A “ciência” que se opõe a Deus é falsa, nociva, pois, avançando sobre áreas que não são seu objeto, produz descaminhos, não conhecimento, como a ciência veraz: “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos, profanos, às oposições da falsamente chamada ciência, a qual, professando-a alguns, se desviaram da fé...” I Tim 6;20 e 21

Além disso, a fé não é desafiada a exercitar-se num vácuo, tipo, creio em alguma coisa, em algo superior, como se ouve, antes, somos instados a mudarmos nossos pensamentos pelos de Deus; “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos; os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Is 55;9 Feito isso, nossa mente renovada fatalmente desafinará dos valores do mundo, mas, se alinhará Ao Criador, essa é a razão da fé.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Não vos conformeis com este mundo, mas, transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom 12;1 e 2
Na verdade, a maioria das pessoas que evita a senda da fé não o faz porque seja ilógica, irracional, incompreensível, antes, porque entende que demanda uma cruz, peso que recusa a carregar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário