quarta-feira, 16 de março de 2016

PT, minha vergonha alheia

Existe uma palavra grega, Aselgeia, que no Novo Testamento é traduzida por dissolução. O Professor William Barclay tentando facilitar a compreensão, disse que isso seria como se alguém não se envergonhasse de não ter vergonha. Como assim? Simples, uma pessoa de fracos valores pode furtar, mentir, adulterar, etc. mas, se possível, em oculto, pois, sendo conhecidos seus atos, se envergonharia.

Assim, não tendo barreiras internas suficientes, restam as sociais, lampejos de vergonha residuais. Contudo, quando chega ao estado em que os gregos nomeavam Aselgeia, aí, não tem vergonha  de não ter vergonha. Como a prostituta seminua na rua: Sou eu mesmo e daí?

Certa vez vi um famoso costureiro Gay enfrentar à “Máquina da Verdade” na TV e gabar-se de que seu “consumo” excedia a cinco mil parceiros diferentes, confirmado pela dita máquina. Foi grandemente aplaudido; mesmo abstraindo-se a polêmica da opção sexual, resta a prostituição, a promiscuidade exacerbada. Coisa que assumiu rindo.

Claro que os motivos feitores de pejo não se restringem à área sexual; em alguns países da Ásia, políticos flagrados em corrupção se suicidam de vergonha, quando, não desceram à masmorra da dissolução total, ainda.

Claro que a essa altura, as pessoas estão pensando em Lula, Dilma, Mercadante et caterva,  fazem bem; esses escroques públicos, indigentes morais fazem as coisas mais esdrúxulas, rindo de nossa cara, zombando de quem paga seus salários e ainda é vítima de seus roubos estratosféricos.

O País decente foi às ruas farto de roubalheira, desfaçatez, incompetência clamando por um basta. Qual a providência? Lula foi guindado a Ministro para fugir da justiça. Dizia Cícero, se não me engano, que, “quando os deuses quer punir alguém começam tirando seu juízo”; é o caso presente.

A revolta social emergente vai fermentar, e os políticos do Congresso, se, não por virtude, mas, por medo, se apressarão a fazer o que o País deseja. Além dos gravíssimos fatos que foram denunciados na delação de Delcídio, ( nem venham com a balela que tem gente de outros partidos; investiguem todos, provados os crimes, cadeia enroladas na bandeira que for.)  coisas vergonhosas vieram à luz; muitos carentes de comprovação; mas, a tentativa do “Ministro da Educação” Aloísio Mercadante de comprar o silêncio do potencial delator, está gravada; todo o país pode ouvir.

Invés de renunciar e se esconder como faria um homem com restantes dez por cento de decência, quiçá, fazer um favor ao país e se suicidar, o sem vergonha diz que continuará no seu cargo, enquanto contar coma confiança de Dilma, o país que se dane!

Entre as “Pérolas” que falou se pode ouvir que, “em política se pode tudo”; claro que sou autorizado a pensar que se pode matar pela causa; Celso Daniel e Toninho do PT foram mortos e as testemunhas potenciais, também.

Até o crime organizado tem certas regras, limites; o PT as desconhece. Eles pretendem o quê? Governar para os 5% de vermelhinhos alugados que os apoiam? Se antes disso não podiam falar em público, nem ela nem o molusco, como será de agora em diante? Darão suas diretrizes desde um bunker em cadeia de TV? O Panelaço será tal, que até as paredes blindadas acusarão.

A represa rompeu expondo todo lixo, como a da Samarco; o rio Doce está morto, mas, eles espalham peixinhos de plástico e tentam convencer à nação que pode pescar outra vez.

Acho saudável, medicinal que toda sua sujeira assome logo. A Política sempre foi corrupta por essas terras, mas, no reinado Petralha assumiu proporções superlativas, a ponto de José Dirceu considerar 120.000 mensais, “dinheiro de pinga” e do Luladrão ridicularizar um Tríplex de 215 metros na praia do Guarujá. Mas, eles são os defensores dos pobres, claro.

Não sei definir meu sentimento atual; misto de nojo com vergonha alheia, indignação. Sei que algo semelhante arde no peito dos brasileiros decentes cansados desse lamaçal. Já que o PT apodreceu, que afunde, quanto mais melhor, de modo que não seja possível um marqueteiro futuro envernizar os velhos cagalhões e de novo tentar vender por ouro.

Faz tempo, muito tempo, que a coisa deixou de ser mera divergência ideológica. É Caso de polícia, que leve junto Cunha, Renan, Aloísio, Chicugunya, Zica, Lula, Dilma e a peste mais estiver pela frente.


Não digo que estou com vergonha de ser brasileiro, pois, os que são empunharam o lábaro verde amarelo dia treze, esses orgulham. 

Além do emaranhado de ascos que me assalta ainda tento entender os motivos de gente humilde que defende essa escumalha. O PT não é um partido, é daquelas gangrenas incuráveis cujo única maneira é amputar o membro. O Brasil se prepara para amputar o seu braço esquerdo; a anestesia já começou a fazer efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário