sábado, 9 de janeiro de 2016

O amor próprio, de Deus

“As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.” Cant 8; 7

A excelência do amor foi cantada em prosa e verso, por poetas, filósofos, pregadores, não carecemos muitos argumentos para patentear seu valor. Por contraditório que pareça, esse bem, que bem nenhum conseguiria comprar, é de graça. Um motor magnífico que faz a alma mover-se sôfrega e voluntariamente em direção ao seu objeto.

Costumamos filosofar ante perdas dizendo: “Vão-se os anéis, ficam os dedos”; firmando, com isso, que bens menores se pode perder, uma vez que, o essencial seja preservado. Acontece que, tudo o que vemos, a majestosa Criação, é só um reflexo do amor, não o amor em si. Meros “anéis” do Dedo de Deus. As ações, aparentemente nobres, se, despidas desse motor, o amor, se revelam vãs, ordinárias, de parco valor.

Paulo expôs tal juízo: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como sino que tine. Ainda que tivesse o dom de profecia, conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, se não tivesse amor, nada seria. Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, ainda que entregasse meu corpo para ser queimado, se não tivesse amor, nada me aproveitaria.” I Cor 13; 1 a 3 Assim, o amor, além de ser um valor inefável, empresta razão, valor às ações, que, privadas dele, perdem sentido.

Muitos entendem mal o Evangelho, pregoeiro do amor de Deus. Tratam-no como se fosse mero escape do inferno, não um sublime chamado do Santo, visando conquistar a quem ama.

Pessoas coisificadas discutem a validade de dízimos e ofertas, por exemplo; A Bíblia ensina: “Quem ama, dá com alegria”; pessoas coisificadas, acham que O Eterno as quer tolher de “curtirem a vida”; quem ama entende e se alegra nos benditos motivos de Deus. Pessoas coisificadas são legalistas, acham que o melhor que se pode ofertar ao Pai é nosso cumprimento dos mandamentos; Quem ama entende que, “o cumprimento da Lei é o amor”. Pessoas coisificadas barateiam a Graça, como se, o Amor de Deus equivalesse à licença pra pecar; quem ama entende a seriedade da correspondência, sabe que O Amado ama também à justiça; não quer ferir ao Seu Amor.

Os mandamentos, tão defendidos e dogmatizados por tantos, não passam de uma espécie de “andador” que carecemos inicialmente, até podermos dar os primeiros passos na maturidade espiritual.

Paulo explica o viés funcional dos dons ministeriais como meios de nosso aperfeiçoamento até à “Estatura de Cristo”. De certo modo, inatingível, pois, “ninguém tem maior amor que esse; dar sua vida pelos seus amigos” Jo 15; 13

Contudo, em parte, possível, dado que, O Salvador resumiu os Mandamentos a dois alvos, e uma meta: Amar. “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu pensamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mat 22; 37, 39 e 40

Assim, invertemos as coisas quando fazemos parecer que, o amor depende do cumprimento da Lei; antes, como vimos, a Lei depende do amor. Paulo usa uma figura matrimonial para ilustrar isso: “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.” Gál 3; 24 e 25 Aqui, a fé, que demanda obediência pode ser equacionada com a correspondência ao amor Divino. Não é a obediência que prova o amor, antes, o amor que nos possibilita e convence a obedecer.

O contexto do verso inicial atina ao amor entre homem e mulher, e, o coloca como acima de todos os bens; como avaliar o amor recíproco entre Criador e criatura? Difícil para nossas mentes limitadas, mas, “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho Unigênito, para que, todo aquele que Nele crer, não pereça, mas, tenha vida eterna.” Jo 3; 16

Enfim, malgrado a maldade humana ter transbordado as medidas há tempo, o amor do Senhor ainda protela o juízo esperando salvar uns mais. Então, os impérios efêmeros dos “Senhores dos Anéis”, ruirão ao toque justo do Dedo de Deus. 

No fundo, quem ama as coisas, ama apenas a si mesmo; com isso contará, quando a possibilidade de corresponder ao amor de Deus, cessar. Deus nos ama maravilhosamente, mas, também tem amor próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário