domingo, 3 de janeiro de 2016

A Bênção ecumênica do Papa

“Disse-lhes que lhes daria minha bênção de coração. Muitos de vocês não pertencem à igreja Católica, outros não creem. Concedo minha bênção, de coração, no silêncio a cada um de vocês, respeitando à consciência de todos, mas, sabendo, que cada um de vocês é filho de Deus.” ( Papa Francisco )


Esse texto circula nas redes, e merece ser “infinitamente compartilhado” segundo os divulgadores. Contudo, manifestei certas restrições; fui tachado de fanático, e outras cositas mais.

Bem, vamos por partes. A bênção humana e a Divina. Existe diferença? Sim. Somos exortados pela Bíblia a não amaldiçoarmos, fazer o bem a quem nos persegue, orarmos pelos que nos maldizem. Nesse sentido, abençoar a todos indistintamente é Bíblico.

A Bênção Divina é seletiva, digo, a espiritual. A natural, faz sol e chuva descerem sobre justos e injustos; quem plantar colhe, malgrado sua crença, ou mesmo, sem crença nenhuma. Contudo, as espirituais são seletivas, pontuais, dependem de nossa resposta ao amor Divino. “Meus olhos procurarão os fiéis da Terra para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse, me servirá.” Sal 101; 6

Os judeus se achavam benditos pelos laços sanguíneos com Abraão, Paulo desfez o engano: “se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, herdeiros conforme a promessa.” Gál 3; 29. Ser de Cristo demanda nascer de novo, como Ele ensinou. “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” Jo 3; 5

Respeitar consciências é uma coisa boa, que nem Deus viola, tanto que, nos fez arbitrários. Entretanto, afirmar que um que deu ouvidos a Deus, arrependeu-se, tomou sua cruz, nasceu de novo, está em pé de igualdade com outro que o despreza, é desconhecer à justiça de Deus.

Deixemos Ele falar sobre isso: “porque eu clamei e recusastes; estendi a minha mão, não houve quem desse atenção, antes, rejeitastes todo o meu conselho, não quisestes a minha repreensão, também de minha parte eu me rirei na vossa perdição, zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; não preferiram o temor do Senhor” Prov 1; 24 a 29

Desprezo colherão todos aqueles que O desprezam, quando Sua Santa Palavra é anunciada, simples e sério assim.

Em momento algum entro no mérito de religiões, pelejo pela verdade; A Palavra de Deus é a verdade. À luz dela, tem muito “evangélico” cagado, e o catolicismo tem erros doutrinários graves.

Mas, como não tenho melindres, digo o que deve ser dito, ciente que, é a maior bênção que se pode legar, dado seu efeito medicinal. Um profeta não canta canções de ninar embalando berços de pecadores, antes, os inquieta, desperta, incomoda, para que não morram, como fez Paulo. “...Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te esclarecerá.” Ef 5; 14

Uma coisinha que meu cavalo acaba de perguntar? Se todas as religiões são boas, Evangelho pra quê? Outra; se, o que conta é a boa intenção, por que até o dito popular diz que delas o inferno está cheio? Aliás, por que inferno se todos se salvam? Calma, calma! Meu alazão tá em duas patas já.

A maioria das pessoas não entendeu o que está em jogo, infelizmente; trata-se de uma renhida peleja de vida ou morte, não de uma competição entre hipócritas ensaboados para ver quem bajula mais, ou, melhor. O Senhor foi claro: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida.” Jo 5; 24

Sem esse papo fútil, rasteiro que todos são filhos de Deus; mesmo os sedizentes que recusam a correção são chamados de filhos da mãe. Cáspita!! É isso mesmo! Vejamos: “Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, não filhos.” Heb 12; 7 e 8

Reparem que todos meus argumentos têm a Bíblia como tribunal de apelação, não preferências humanas. Eis a diferença entre quem visa agradar a Deus, ou, homens; aquele, reitera o Que Deus já disse, a despeito das consequências; esse, diz o que o pecador quer ouvir, a despeito do dano. 

Nos domínios espirituais, o mentiroso é assassino; o profeta, uma luz...
Não sei se o texto vale ser compartilhado; mas, espero que valha ser refletido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário