terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Motim no Reino



“Porque o trono se firmará em benignidade, sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará em verdade um que julgue, busque o juízo, se apresse a fazer justiça.” Is 16; 5 

Claro que esse trono profetizado  atina ao “Filho de Davi”, Jesus Cristo. Alguns substantivos alistados servem para dar a “mostra do pano”. Benignidade, verdade, justiça. 

Suponhamos, por um momento, que um governo humano, do partido que fosse, uma vez eleito, laboraria tão somente para exercitar esses atributos; quem desejaria algo melhor? Ou; ousaria fazer oposição a valores tão nobres? Certamente, alguém, ao qual, tal coisa incomodasse. Sim, mesmo os mais altos valores incomodam diretamente proporcional à vileza dos incomodados. 

Afinal, o Reino de Deus não sofre oposição mais ferrenha que qualquer governo? Vamos escrutinar um pouco os “males” dele.

Benignidade: Qualidade de quem visa, pratica, promove o bem. Embora, bem, pareça ser uma coisa óbvia numa avaliação superficial, amiúde, não é  assim. Ouso afirmar que, se perguntássemos numa pesquisa entre pessoas comuns sobre o ser, do bem, mais da metade delas responderia errado, confundindo com, bom. Não é a mesma coisa? Absolutamente. 

O bem atina a um alvo duradouro; nesse fim, pode lançar mão de meios que não são bons. O bem produz um resultado, o bom, uma sensação.

Por exemplo: Uma cirurgia para remoção de um apêndice infeccionado é bom? Não. É doloroso. Mas, o resultado dela, se bem sucedida produz um bem; restauração da saúde. Por outro lado, fartura de frituras, guloseimas, chocolate, e afins, perguntemos ao guloso se acha bom. A resposta é óbvia. Entretanto, resulta em obesidade, diabetes, etc. tantas coisas que nem de perto podem ser classificadas como, bem. 

Não estou esposando a ideia que Deus não é bom. Antes, que Sua prioridade é  nosso bem, mesmo que, isso demande certas dores. Ele mesmo, encarnado, foi o “Homem de dores”.

Claro que o alvo não é a dor em si, antes, o resultado que produz. “Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.” Ecl 7; 3 Ninguém dirá que mágoa, tristeza, é bom; contudo, qualquer um admitirá que um coração dócil, empático, solícito, é um grande bem. 

Desse modo, também Paulo abstraiu o mal das dores em atenção ao resultado do “tratamento”. “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Rom 8; 28 Acho que, sobre bem e bom, já basta. 

Verdade: Outra palavra muito mal compreendida, e, não raro, confundida com opinião. Quantas vezes deparo com: “Cada qual tem sua verdade”. Como é que é, cara pálida? Quer dizer que existe mais que uma? Não!! Verdade é um bem absoluto, tanto quando nos favorece, quanto, quando nos prejudica. 

O que cada um tem são opiniões, preferências, inclinações. O Salvador disse: “Eu sou... a verdade...”  Muitos não creem, ou, não gostam Dele. Isso O faz mentira? Paulo pensava diverso: Pois quê? Se alguns foram incrédulos, sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro e todo o homem mentiroso;...” Rom 3; 3 e 4 Aqui temos o primeiro problema com a verdade; somo maus; ela tem mania de mostrar isso. 

O Senhor usou muitas vezes um jeito singular de falar:  “Em verdade, em verdade, vos digo;” Diverso dos profetas que falavam: “Assim diz o Senhor!” Ele era direto: “Eu vos digo”, porque É Ele O Senhor. Disse mais: “Eu e o Pai somos UM”, e “O testemunho de dois é verdadeiro”, evocava Os Dois ao dizer: “Em verdade, em verdade...” 

Erram ao afirmar que verdades mudam à medida que a ciência avança. A percepção muda; a verdade é absoluta. 

Lembro fragmentos de duas canções. “mente pra mim, mas, diz coisas bonitas...” ( Aguinaldo Timóteo ) Desprezaria  a verdade em troca do bom, a mentira agradável. “falso, preciso ser mais falso, a verdade gera confusão”; essa não lembro quem cantava, mas, vemos que em geral a humanidade não lida fácil com a verdade. 

Como seria uma campanha política onde somente se falasse a verdade? Talvez, o início do plantio do terceiro substantivo, justiça.

Embora a diversidade seja boa quando atina à cultura, estética, temos seu lado nocivo nos campos da moral. Noções diversas, parciais, de justiça; boa quando  favorece; indesejável quando  pune. 

A imensa maioria se opõe a Deus, pois, em seu egoísmo devaneia com um reino paralelo onde as aspirações de um doente moral, caído, se sobrepõem aos valores eternos. 

O Reino será estabelecido, benigno, verdadeiro e justo. Eventuais opositores não passam de amotinados. “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?” Sal 2; 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário