terça-feira, 18 de novembro de 2014

Almas perdidas



“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” Mat 16; 24 a 26 

O Mestre colocou como perdedor da alma, em Seu exemplo, um que “ganhou o mundo inteiro”. Todavia, essa antítese extrema tem como fim ressaltar o valor da alma, não ensinar que os que muito ganham necessariamente a perdem; ou, que os paupérrimos serão salvos em recompensa às privações sofridas. 

Na verdade, o cerne do que foi ensinado aqui é que o “preço” da salvação é perder a vida natural, renunciá-la; se não, mesmo que essa, a natural, prospere a ponto de ganhar o mundo, no fim, tudo será inútil. 

Falando no fim, aliás, não é lá, necessariamente que podemos perder a alma. Tanto quanto a vida eterna é uma bênção que podemos desfrutar desde já, como disse Paulo a Timóteo; “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado...” I Tim 6; 12 Também o infortúnio de se perder a alma pode ocorrer desde já. 

Escrevendo à Igreja de Sardes na Ásia o Senhor denunciou a perda da alma de alguém que sequer identificava tal perda, antes, descansava na presunção de ser salvo. “...Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.” Apoc 3; 1 Daí, concluir que se perdeu a alma em plena igreja não é forçar o texto, antes, interpretá-lo.

Quando o sofrimento daqueles que nos cercam não nos comove mais, apenas parece engraçado, quiçá, indiferente, isso é sintoma muito robusto que perdemos nossa alma. Se nos tornamos sectários, fanáticos achando que a virtude é nossa aliada e o vício é “qualidade” dos que eventualmente discordam de nós, também temos um sintoma coletivo em sua manifestação do mesmo sentimento do exemplo anterior, indiferença, egoísmo, males que tomam almas mortas. 

A coisa é bem mais profunda que a visão simplista de alguns, tipo: Está na igreja, então, tem a alma salva; está fora? Necessariamente é um perdido. 

Mesmo as coisas certas feitas mecanicamente, sem coração, amor, alma, não passam de obras mortas, frutos de almas igualmente mortas. Paulo foi muito didático sobre isso: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, não tivesse amor seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia,  conhecesse todos os mistérios, toda a ciência; ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, ainda que entregasse meu corpo para ser queimado; não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” I Cor 13; 1 a 3 

Se, todos esses predicados espirituais se tornam inócuos sem amor, parece lícito inferir que o primeiro indício de salvação da alma é a manifestação desse sentimento. Não se entenda com isso, porém, que advogo certas posições ocas como se bastasse a definição natural e sentimentalóide do que seja amor. 

O amor ensinado na Palavra é disciplinado responsável, obediente. “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” Jo 14; 15 Assim, uma alma salva importa-se com o semelhante e com Deus. Qualquer que supuser possível trilhar pela senda da salvação divorciado disso, nem se aproximou de “perder sua vida” que o Salvador colocou como essencial. 

Por fim, o Senhor questionou sobre o que daria o homem pelo resgate da alma. Basta que vejamos alguém de posses sofrendo uma enfermidade grave para constatar que não existem barreiras, distâncias, valores, que impeçam o tal, de fazer tudo pela preservação da vida; e O Senhor falava da Eterna. 

Essa metáfora de perder a vida para ganhá-la, na verdade, quer dizer abdicar da autonomia, submeter-se ao Senhor para herdar a vida eterna. Quem se acostumou a fazer o que quis, de repente passar a ser dependente é um grande sacrifício; essa é a ideia. “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Rom 12; 1 

Assim, nossa alma não é ameaçada por satanás, mundo,  pessoas, estritamente; antes, pelo próprio hábito de agir autônomos em rota de colisão com a finitude do nosso tempo.

Podemos perder nossas almas já, e só identificarmos quando for tarde demais. Lá daríamos tudo; mas, então, tudo e nada serão sinônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário