quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A casa em ordem



“Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, não viverás. Então virou Ezequias o seu rosto para a parede e orou ao Senhor. E disse: Ah, Senhor!  Peço, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade,  com coração perfeito; fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.” Is 38; 1 a 3 

Temos uma aparente discrepância entre o dito de Isaías e a oração de rei moribundo. O profeta exortara a por em ordem sua casa; ele disse que andara diante de Deus em verdade e com coração perfeito, em sua oração. 

Como O Eterno atendeu à sua humilde súplica, acrescentando-lhe mais quinze anos de vida é de se supor que foi verdadeiro o que disse do próprio caráter. Entretanto, sua casa estava em desordem? É. Foi o que denunciou o enviado de Senhor. 

Posso ser reto em minhas decisões pessoais,  meu caráter e, apesar disso, ainda estar em falta.  Integridade pessoal não equivale, necessariamente, à competência, tato, prudência administrativa. No caso dele, que era rei, certamente a “sombra” de sua casa abrigava muitas pessoas. 

Quando o Eterno o exortou a bem ordenar sua casa, requeria ações administrativas, como rei, marido, pai, talvez; tudo o que estava aos cuidados dele. 

Um pai omisso permite que seus filhos se percam; acaba perdendo até ofício para o qual foi comissionado, como foi no caso de Eli. Um marido fraco delega implicitamente o comando à esposa; herda como seus, erros eventuais, cometidos por ela; como fez Acabe, quando se fez mero fantoche da esposa ímpia, Jezabel. Um rei descuidado, negligente, torna-se culpado de muitas mortes;  dana, quando não, perde o próprio trono, como o insubmisso Saul. 

Muitos exemplos mais são encontráveis em quê, a má administração de uma “casa” fez com que ela ruísse. Os exemplos alistados trazem anexos à má condução, lapsos de caráter; o que, não era o caso de Ezequias. 

No exemplo de Jezabel, se, o fato de ser mais ativa, líder que seu marido pôs tudo a perder, não se deu por ser ela mulher; antes, por ser ímpia, idólatra, assassina. 

Das mulheres íntegras, a Palavra versa de modo encorajador, leiamos: “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” Prov 14; 1 

O Capítulo final de Provérbios alista uma série de feitos dessa sábia, enquanto, seu marido, ao que tudo indica era um juiz na cidade. “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.” Prov 31; 16.  Administra mesmo as finanças da casa, enquanto seu cônjuge ocupa-se da justiça. “Seu marido é conhecido nas portas, assenta-se entre os anciãos da terra.” V 23 .

Se, por um lado, “Cada um dará contas de si mesmo a Deus.” Rom 14; 12 Por outro, quem administra vidas, instituições, dará conta disso tudo; como o mordomo infiel que foi chamado a prestar contas em determinada ocasião. 

Certa vez, Pedro chegou a cogitar que certas exortações eram apenas para a plebe; os discípulos estariam num patamar superior; O Senhor tratou de desfazer o engano; E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou, também a todos? E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.” Luc 12; 41 a 43 

O assunto imediatamente anterior era vigilância. Então, devem os mordomos espirituais estar atentos; manter do mesmo modo toda a casa; ou seja: Sua área de influência. 

Na verdade, a exortação de Isaías aplica-se a cada um de nós.  “Põe em ordem a tua casa porque morrerás!”  Se, a ameaça de morte não é tão imediata como foi naquele caso, a Bíblia nos ensina a viver “Cada dia seu mal”;  não presumir do dia de amanhã como uma posse. “...não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, depois se desvanece... devíeis dizer: Se o Senhor quiser, se vivermos, faremos isto ou aquilo.” Tg 4; 14 e 15  

Assim, se as individualidades,  o arbítrio devem ser respeitados, eventual má gestão do que nos cabe incidirá sobre nós. 

O mundo chama altos cargos administrativos de poder; Deus comissiona aos que escolhe, para o dever; Qualquer que seja o tamanho de nossa “casa”; nossas qualidades ou defeitos refletir-se-ão nela.  “A casa dos ímpios se desfará, mas a tenda dos retos florescerá.” Prov 14; 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário