domingo, 23 de novembro de 2014

A beleza das pedras



“E as doze portas eram pérolas; cada uma das portas uma pérola; a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.” Apoc 21; 21

Pedras preciosas para realçar riquezas espirituais são recorrentes na Palavra de Deus. Mesmo o cenário onde satanás viveu antes de sua rebelião era dessa estirpe também. “...Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria, perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda, ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras  querubim ungido para cobrir; te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.” Ez 28; 12 a 14   

Essa visão do anjo antes da queda  se funde com o homem em tal situação; menciona um jardim de pedras preciosas e o Éden na mesma época; desse modo, a criação do homem não seria um arranjo pra compensar o vácuo deixado pela terça parte de anjos que caíram; antes, um ato de amor Divino concomitante ao céu de harmonia e paz. Mas, o foco não é esse agora. 

Sabemos que a linguagem escatológica é poética, plena de figuras que não devemos tomar literalmente; senão, teríamos que imaginar O Senhor ressuscitado como um Ser de cabelos branquíssimos, pés como latão polido, olhos fulgentes como o sol, com uma longa espada saindo de sua boca. Seria absurdo; embora, a figura exprima exatamente o que Ele É, espiritualmente. 

Mesmo as nossas escolhas na caminhada são figuradas assim; digo, as boas escolhas. As opções naturais, são retratadas por coisas ordinárias que o fogo consome; as espirituais, por pedras preciosas. Vejamos: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. Se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; o fogo provará qual seja a obra de cada um.” I Cor 3; 11 a 13 

A ideia é que o “fogo” sofrimento, provará nosso edifício, nossa fé; quem perseverar não se queimará; é precioso, os demais...  

Pedro também chama aos crentes de pedras sendo edificadas, ( aperfeiçoadas ) para um fim específico; “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual, sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” I Ped 2; 5  

Pode ser que, quando eu tiver corpo espiritual meus gostos mudem. Agora, contudo, gosto da natureza, flores, e andar sobre a grama mesmo; não vejo graça nenhuma em pisar em algo nobre como o ouro. 

O que estou dizendo? Que Deus não tem bom gosto? Jamais. Afinal, todo o belo que aprecio derivou Dele. O que estou postulando é que não devemos confundir substância com figura. 

A Palavra coloca a senda da fé como um ouro superior; “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, honra,  glória, na revelação de Jesus Cristo;” I Ped 1; 7 

Assim, a fé provada, purificada, sem deixar espaço  pra que um ser rastejante qualquer contradiga à Palavra de Deus; digo, andar nela, equivale a andar em ruas de ouro transparente. figura de preciosidade e pureza. 

Afinal, abstraído o estrago da mão humana, via poluição, extermínio de espécies, desertificação, etc. sem esses danos precisaríamos desejar algo mais belo que a Criação? Quem conseguiu contemplar um por cento da beleza que há na terra? Ninguém. 

Às vezes falta sensibilidade aos reféns do egoísmo; passam de largo pelas obras do Criador. Isaías denunciou: “Senhor, a tua mão está exaltada, mas nem por isso a veem...” Is 26; 11 Mais adiante o mesmo profeta desnuda a causa: Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus; os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós...” Is 59; 1 e 2

O Salvador removeu o motivo da separação; se, recusou transformar pedras em pães emulado pelo diabo, transforma pedras brutas em preciosidades, as que,  se deixam moldar por Sua Palavra. 

Apesar de nossa sujeira, seus olhos “como o sol” viram uma linda pérola sendo gestada, a igreja. Deu o que tinha; Sua Vida por ela. “Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a.” Mat 13; 45 e 46


Nenhum comentário:

Postar um comentário